26/10/2017 às 13:19 Curiosidades

Tradição no Casamento - Fotos na mesa do bolo: Fazer ou não fazer?

7119
3min de leitura

Recentemente publicamos em nosso Facebook e Instagram uma enquete com a seguinte pergunta: Fazer fotos na mesa do bolo no dia do casamento – Sim ou Não?

A pergunta repercutiu bastante em nossos canais e as respostas dividiram as mais variadas opiniões. Entre elas, muitos acham que é algo clichê já ultrapassado e muitos outros dizem ser algo indispensável no casamento! 

Por conta disso, resolvemos abordar o assunto mais afundo aqui!

Analisamos todas as respostas e chegamos a uma conclusão, mas antes de compartilha-la com você, que tal entendermos um pouquinho mais sobre esta tradição e algumas curiosidades sobre este assunto?

Vamos lá, realizamos algumas pesquisas observamos que existem origens distintas a tradição de ter um bolo no casamento.

Segundo o site Pronto pra Casar, historicamente ter um bolo no casório remonta de alguma forma a Roma Antiga, pois na época usar o trigo na confecção do bolo era um símbolo de prosperidade, transformando o bolo em um talismã para os noivos.

Depois da cerimônia esmigalhava-se um pão doce na cabeça da noiva para lhe dar boa sorte (já dá para imaginar porque parte desta tradição se perdeu com o tempo né?).

Na idade média os convidados traziam pequenos bolos e os colocavam em uma grande mesa, desejando sorte e prosperidade para os noivos que deveriam se beijar em cima de cada bolo ofertado.

E segundo a tradição, o significado dos noivos cortarem o bolo juntos é de sacramentarem uma única vida que deverá ser compartilhada com a sua comunidade. Dizem que a noiva deve ser a primeira a comer o bolo para garantir a fertilidade e todos os convidados devem come-lo para garantir boa sorte.

Mais uma curiosidade, os bolos de três andares foram originalmente criados para representar o compromisso, o casamento e a eternidade, um significado para cada andar.

A nossa conclusão, de acordo com as respostas da enquete, foi de que muitos noivos hoje se questionam em investir ou não um tempo do casamento para fazer as tradicionais fotos por desconhecimento da tradição. 

De fato, o bolo, bem como toda a mesa de doces, irá existir e continuará presente em todos casamentos.

Então o que recomendamos a todos noivos é que decidam se em seu casamento fará sentido ou não realizar aquelas fotos. Qual prioridades o casal quer investir no tempo da festa? Fazer "fotos tradicionais" irá consumir muito tempo do seu casamento?

Não deve haver uma regra geral aplicada igualmente a todos e acreditamos que devemos estar livres de preconceitos e abertos para respeitar a vontade de cada pessoa, de cada casal. Cada casamento é único! Se formos focar em fazer algo, vamos focar, e procurar fazer muito bem feito!

E aí, no seu casamento vamos fazer fotos na mesa do bolo!?

Nós da Lion Fotografia, gostamos de contar histórias por meio de imagens e eternizar momentos especiais e únicos.

Sabemos que para muitos casais, alguns detalhes são significativos, como as fotos na mesa do bolo. E para isso, garantimos a você , a melhor lembrança!

26 Out 2017

Tradição no Casamento - Fotos na mesa do bolo: Fazer ou não fazer?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Bolo de casamento decoração Mesa do bolo Tradição

Quem viu também curtiu

19 de Mar de 2018

Após 40 anos noiva reproduz foto de casamento de seus pais realizado em São Roque - SP

01 de Nov de 2017

Noiva se inspira em personagem de seriado de TV para produzir seu penteado no dia do casamento

07 de Jun de 2023

Como se apaixonar por quaquer pessoa?

Oi! Pode me chamar no Whatsapp e falar direto comigo. Clica aqui!
Logo do Whatsapp